Desde menina Victória Marchesini, nossa atleta de Campinas, acalentava o sonho de dedicar sua vida ao esporte e através dele se tornar uma campeã olímpica. Diariamente para as pistas de hipismo, esporte que já praticava aos 11 anos de idade, passava a maior parte do dia treinando.
De fato, o hipismo abriu as portas para esse sonho, pois aos dezessete anos e já com muitas medalhas de ouro, veio o convite da Federação Paulista de Pentatlo: se dedicar ao Pentatlo Moderno.
Muitos desconhecem esse desporto olímpico que exige do atleta alta performance, habilidade técnica e de condicionamento físico e se compõe de cinco modalidades: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos.
Desafios
Marchesini encarou o desafio à altura e, sempre apoiada pelos pais, conseguiu reunir uma equipe de treinadores, médicos, nutricionistas e, com a ajuda de apoiadores como o Haras Albar e o Instituto Mood e A Academia, mergulhou nessa aventura atrás de sua medalha olímpica.
Já em 2017, foi Campeã Brasileira Júnior do Pentatlo Moderno e medalha de prata sul-americano em Cochabamba. Em 2018, medalha de prata no Torneio Sul Americano em Magdalena e vice campeã Pan-Americana. Conseguiu tudo isso apesar da falta de incentivos nacionais, dificuldades de espaço em centros de treinamento.
Hoje, a pentatleta Victoria Marchesini conta com o apoio do Instituto Mood, onde realiza seus treinamentos, e também do Melo Espaço Clínico, que fica no Cambuí.