A arquiteta de Campinas Letícia Azevedo Junqueira acredita que, no ambiente profissional, muita seriedade e cuidado com o cliente são fundamentais para criar uma relação de confiança. Ela é sócia da Unitá Arquitetura, escritório com mais de 35 anos de atuação no mercado.
Com 41 anos, Letícia é natural de Itajubá, MG, e mora desde os 7 anos em Campinas, sendo formada pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp 2005). Para ela, ser arquiteta representa trabalhar com diferentes projetos, gerenciar obras e lidar com o sonho das pessoas. “É realmente maravilhoso. Sem rotinas, sempre novos desafios, buscando soluções para toda e qualquer dificuldade”, afirma.
Dona de uma personalidade tranquila, Letícia é sempre muito alegre e positiva e faz questão de levar essas qualidades para a sua vida profissional. “Tento sempre ver o lado bom das coisas, viver de forma leve e aproveitar o momento presente”, diz.
O despertar para esse mundo da arquitetura começou ainda na infância, por volta dos 10 anos, ao conhecer a mãe de uma grande amiga. “Ela era independente, determinada e aí vi um caminho pela frente, ser arquiteta como ela”, recorda Letícia. “É um trabalho muito dinâmico e não me vejo fazendo outra coisa”, ressalta.
O início
Quando retornou da faculdade Letícia começou a trabalhar como recém-formada em um escritório de paisagismo, no início de 2006. “Esta era a vertente que queria desenvolver profissionalmente. Meses após comecei a trabalhar meio período na Unitá e, após 03 anos, me tornei sócia e lá se vão 16 anos”, comemora.
A Unitá arquitetura é escritório é bem consolidado em Campinas. A sócia de Letícia, a arquiteta Graça Gargantini o fundou em 1987. “Na época em que comecei a trabalhar o escritório era bem focado em casas, do início do projeto à entrega da obra. Hoje estamos mais voltadas ao mercado corporativo e empreendimentos”, informa.
Entre os desafios iniciais, o primeiro com certeza foi se dar conta da diferença entre faculdade e vida real. “Saber da importância de uma cota em projeto, de como seria o resultado em obra e esta expertise só vem com o tempo”, pondera. Outro desafio na sequência foi ter que aprender um lado administrativo e financeiro, que nem sequer imaginava ter esse talento.
A Unitá arquitetura realiza projetos arquitetônicos, interiores e administração de obras corporativas e reformas. Os serviços mais procurados variam conforme a época do ano. “2022 está sendo um ano de bastantes reformas de apartamento, lojas e edifícios residenciais”, informa.
“Adoramos fazer um pouco de tudo e temos muito conhecimento em soluções “mágicas” para aproveitamento de terrenos para projetos de vilas e edifícios”, afirma Letícia. Os últimos meses do ano no escritório são muito corridos no setor, com as entregas de obra, projetos comerciais que serão executados entre Natal e Ano Novo.
O ano de 2022 foi um ano muito bom para Unitá. “Aumentamos a equipe, tivemos uma taxa de conversão de negócios grande, estamos com uma boa equipe de obra e parceiros maravilhosos e estamos com tudo em pleno funcionamento para crescermos ainda mais em 2023”, anuncia.
Empreendedorismo Feminino
Para Letícia, a realidade profissional da mulher vem evoluindo muito a cada década que passa. “Há 20 anos, por exemplo, não era comum ver um número tão grande de mulheres em cargos altíssimos, tendo voz de formadoras de opinião e sendo respeitadas. Ainda temos muito que evoluir, mas vem melhorando a cada dia”, acredita.
Ainda de acordo com ela, ser empresário no Brasil não é fácil. Agora, ser empresária, é mais difícil ainda. “A todo momento temos que provar nossa inteligência, nossa capacidade e nosso valor. Mas como somos grandes mulheres, conseguimos, porém, com certeza o esforço é maior”, ressalta.
Letícia diz que sempre esteve rodeada de mulheres fortes e destemidas na vida dela, desde a avó, cheia de projetos sociais, à mãe de Letícia, que sempre trabalhou e deu todo o exemplo de como ser uma verdadeira mulher. Ela cita também a tia, que teve uma gingante carreira como livre docente na Universidade e a deu o primeiro trabalho aos 16 anos no herbário da Unicamp.
No campo profissional, Letícia destaca como maior exemplo sua sócia. “A Graça se formou em 1981, trabalhou em grandes escritórios antes de se formar e trabalha há 45 anos com arquitetura. Sempre viveu disso, criou seus filhos, gerencia obras há 30 anos e tem disposição de sobra para seguirmos juntas por muitos anos”, diz com admiração.
Serviço – Os clientes podem saber mais através do perfil @unitaarquitetura no Instagram. Contato pelo e-mail: leticia@unitaarquitetura.com.br, pelos telefones 19 3255-8050 e 19 95321-6073. “Ficaremos felizes em recebê-los com um ótimo café em nossa sede”, convida Letícia, que fica na av. Manoel Afonso Ferreira, 577, Nova Campinas.