Nós temos uma boa notícia para os nossos leitores. Nós convidamos e a psicoterapeuta Marina Rigobello, psicanalista especializada em Hipnose Clínica e Disciplina Positiva, aceitou o convite. Agora semanalmente, através da sua coluna “Em Sintonia com Seu Propósito”, vai nos trazer mensagens, dicas e reflexões para despertar o propósito das nossas vidas, especialmente às mulheres. Conheça mais sobre ela nesta entrevista mais do que inspiradora.
O que os seguidores podem esperar das suas dicas semanais?
– Estou muito feliz pelo convite de ter uma coluna semanal aqui com vocês e nas próximas semanas traremos conteúdo sobre autoconhecimento, carreira, maternidade e questões da atualidade.
O que leva as pessoas a negligenciarem o autoconhecimento?
– As pessoas normalmente negligenciam o autoconhecimento por se acostumarem a uma zona de conforto “deliciosamente desconfortável”, onde sei que não estou feliz, mas preciso fazer algo para mudar e quebrar ciclos autodestrutivos, então, continuo repetindo-os, pois já sei lidar com essa dor, já é conhecida.
No que consiste o autoconhecimento? Por onde começar?
– O autoconhecimento consiste em entender verdadeiramente suas qualidades, capacidades, pontos a melhorar e a raiz de cada questão de nossas vidas. Exige exercício e reflexão. Exercício para sair de ciclos que não mesmos causamos em nossas vidas de acordo com padrões que aprendemos desde a infância. E reflexão para entender nossas emoções, ressignificar, curar e seguir, entendendo o que é meu e o que é do outro.
Qual a importância de um propósito claro na vida?
– É de suma importância entender nosso propósito de vida, pois esse é o ponto de partida que nos move para realização. É a vocação que torna sua vida mais cheia de significado.
Proposito é a mesma coisa que sentido da vida?
– O propósito de vida claro traz mais sentido à vida.
Existe alguma relação com a felicidade?
– Com certeza. Viver alinhado com seu proposito, consequentemente trará mais realização, engajamento em seus projetos profissionais e pessoais.
Como encontrar esse propósito, existem pistas no caminho?
– O autoconhecimento está automaticamente ligado ao encontro do propósito de vida. Entender o que você pode oferecer, seu valores. Quando você vive com um propósito, significa que existe objetivo, como colocar um tijolo em cima do outro para construir uma casa que faz seu coração vibrar.
Você lida principalmente com mulheres, quais os principais desafios (demandas) delas hoje?
– Os desafios nos atendimentos com mulheres é o equilíbrio de tempo entre suas atribuições, para que tenha tempo de qualidade com os filhos, família e consiga em paralelo ter sucesso profissional, para as que o almejam. Friso muito a importância de não se deixar em ultimo lugar, pois, para cuidar do outro ou até mesmo para ter um tempo de qualidade com pessoas que você ama, é preciso primeiro estar bem com você mesma. Assim, você pode oferecer o melhor de si e de sua companhia.É de suma importância entender nosso proposito de vida, pois esse é o ponto de partida que nos move para realização. É a vocação que torna sua vida mais cheia de significado.
“É de suma importância entender nosso propósito de vida, pois esse é o ponto de partida que nos move para realização. É a vocação que torna sua vida mais cheia de significado”
As pessoas esperam passar por uma grande decepção para procurar ajuda e mudar?
– Infelizmente, muitas pessoas só procuram ajuda para sua saúde mental quando já não aguentam mais. Já dizia Freud: “quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.”
Sobre importância do autocuidado, as pessoas cuidam mais dos outros do que delas mesmas?
– De fato, muitos de nós fomos criados para ser aceitos, e isso esta ligado a ser legal com os outros, aceitar até mesmo o que não nos agrada para se sentir amado. É um padrão vindo desde a infância, onde precisamos ser “bonzinhos”, isso significa: ficar quieto e obedecer, para nos sentir amados.
Vivemos cada vez mais no mundo digital, mundo das redes sociais. Como isso tem impactado a vida das pessoas de forma positiva e negativa?
– Acredito que a internet nos traz muitos benefícios, podemos buscar informações (em fontes seguras), nos aproxima de pessoas que estão fisicamente distantes. Mas, em contrapartida, é preciso atenção para não exagerar com as telas e quantidade de tempo que demandamos nela. Pois, também pode te afastar de pessoas que estão ao seu lado.
Muito obrigado!
– Eu quem agradeço!
Leia +