Dentre os muitos diferenciais, o arquiteto Tiago Jesus de Oliveira, de 33 anos, costuma dizer que sua maior especialidade é ouvir as pessoas. Ele, que comanda o T8 Studio Arquitetura, nasceu aqui em Campinas, e desde 2019, mora e inaugurou a sede do seu escritório em Valinhos, de onde atende toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Para ele, a arquitetura foi um dom presenteado por Deus. Desde criança ele gostava de desenhar cidades pelo chão e brincar nelas. “Eu tenho desenhos guardados até hoje, de quando tinha apenas 10 anos de idade e desenhava plantas de casas em escala e fachadas, sem ter noção nenhuma a respeito disso. Não me vejo trabalhando em outra coisa que não seja fazer projetos”, afirma.
No início da sua atividade profissional Tiago teve a oportunidade de trabalhar como recepcionista de ambientes nas mostras da Campinas Decor. “Isso me fez ter contato com vários arquitetos da cidade e foi onde consegui a primeira oportunidade de estágio”, recorda. Desde então, ele trabalhou por 10 anos em dois escritórios de arquitetura e interiores de Campinas, tendo a oportunidade de aprender muito sobre a profissão.
A ideia de ter um escritório próprio veio muito antes da formatura dele. “Sempre tive esse desejo constante. Trabalhei muito para aprender pelos lugares onde passei e então ter a bagagem que tenho hoje e que me deu segurança em abrir meu próprio negócio”, ressalta.
O nome do escritório surgiu através da combinação da inicial do seu nome (Tiago) com o ano do seu nascimento (88). Pesquisando, ele também descobriu que o número 8 representa renovação, honestidade, prosperidade e ética. “E estes são pilares fundamentais do meu negócio”, diz.
O T8 Studio Arquitetura é especializado e focado em projetos. “Trabalhamos com projetos de arquitetura e com projetos de interiores tanto para obras novas quanto para reformas e em todos os segmentos: residencial, comercial e corporativo. E de diversos tamanhos”, informa.
Para se ter uma ideia, o T8 Studio Já trabalhou em projeto de apenas uma cozinha, mas já fez também uma farmácia de manipulação veterinária e já realizou 3 projetos de arquitetura sacra, para 3 edifícios religiosos na cidade de Indaiatuba, que são projetos extremamente complexos. “Nosso leque é vasto e procuramos sempre a satisfação dos nossos clientes”, ressalta.
Sua filosofia e metodologia de trabalho são sempre pautados na ética, no respeito e no profissionalismo. “Sou um profissional que busco sempre encontrar soluções em que todos saiam ganhando: nossa empresa, o cliente, o fornecedor e a mão de obra”, assegura.
O arquiteto Tiago Procura fazer o melhor dentro da realidade de cada cliente. “Claro que tenho meu gosto e estilo preferido, mas jamais posso impor isso a um cliente. No final do projeto, quem vai morar na casa ou apartamento é o cliente, e é ele quem precisa estar feliz com o resultado. E se o cliente está feliz, eu estou feliz também”, pondera
Ele gosta de ressaltar que sua maior especialidade é ouvir as pessoas. “Ouvindo as pessoas, o resultado do projeto é sempre o melhor possível, mas o nosso foco é em projetos, pensar soluções, alternativas, conhecer tendências, estar antenado com as novidades do mercado”, detalha.
Uma área que está sendo desbravada pela T8 Stúdio são os projetos sacros. Nesses 4 anos de escritório, já estão encaminhando para o quarto projeto de igreja. “São clientes muito especiais, pessoas batalhadoras e sonhadoras. O fato de eu ser católico de nascimento e de prática na vida colabora muito para que eu tenha conhecimento sobre as necessidades litúrgicas de cada espaço”, acredita.
Parcerias – O T8 Studio mantém parceria atualmente com o escritório 3Delta, que faz os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico), com a Becal Construtora, que executa todas as obras de arquitetura e com a Verto, que executa obras de reforma de apartamentos. “Aqui nós acreditamos muito nas parcerias e que elas podem gerar muitos frutos para nós, para os parceiros, mas principalmente para o cliente”.
Tendências – O arquiteto Tiago aposta muito na procura por soluções que tornem as casas em ambientes mais confortáveis e que valorizem as relações humanas. “Vamos lançar mão de ambientes cada vez mais integrados, convidativos e que tenham certa memória afetiva”, aponta, acrescentando também a escolha por produtos e materiais naturais, que remetam à natureza e que sejam ecologicamente e socialmente responsáveis.
A questão da sustentabilidade está cada vez mais presente nos projetos novos de arquitetura. “Está cada vez mais comum encontrar pessoas adeptas ao uso de cisternas para aproveitamento da água da chuva e no uso da energia fotovoltaica, aproveitando esse grande agente, que é a luz solar, da qual o Brasil tem em abundância”, revela.
Serviços – Saiba mais sobre o trabalho do arquiteto Tiago através do perfil @studio.t8 no Instagram. Contato também através do WhatsApp, pelo número (19) 9.9663.5651 ou pelo E-mail contato@studiot8.com.br Avenida dos Esportes, 542, sala 106, Vila Bissoto, Valinhos, SP.