O Cambuí em Campinas avança para ser um grande shopping a céu aberto e você vai entender nessa análise do mercado imobiliário feita pelo empreendedor Fabrício Evangelista, que comanda a Ghia Imóveis, imobiliária especializada no segmento comercial para locação com sede no Cambuí.
Só em 2022 a Ghia Imóveis, detentora também de uma construtora, teve 11 empreendimentos construídos no Cambuí, aumentando para mais de 20 levando em conta o entorno, todos no segmento comercial para lojas, escritórios, clínicas e atacadistas. “Todos eles foram concluídos com sucesso e locados durante o período da obra e estão servindo o bairro para os moradores”, informa Fabrício.
Essa tendência do Cambuí se tornar um shopping a céu aberto acelerou ainda mais por conta da pandemia, com os lojistas em busca de consumidores de rua, saindo de restrições de ambientes fechados, custo com condomínios e estacionamentos pagos. “O investidor hoje no Cambuí, tanto residencial quanto comercial, só tende a ganhar no futuro, pois quanto maior a procura aqui, maior a valorização”, aconselha Fabrício.
Alta Demanda
De acordo com ele, o Cambuí foi o bairro de Campinas disparado que teve a maior procura, mesmo comparado com a Nova Campinas, que ainda é um bairro muito horizontal, com alguns lançamentos residenciais verticais, mas ainda não tem a mesma movimentação do Cambuí durante 24 horas do dia.
Balanço
Para Fabrício, o ano de 2022, principalmente no primeiro semestre, teve um reflexo de pós pandemia, ainda em função do isolamento social, com o mercado imobiliário se comportando muito em razão da procura por residência, casa de condomínio ou apartamento com lazer (área gourmet e coworking), sendo os produtos mais vendidos no primeiro semestre do ano.
O Cambuí, nesse cenário imobiliário de 2022, foi muito importante. “Nós tivemos mais de 28 lançamentos no Cambuí. As incorporadoras olharam para o Cambuí com uma visão muito positiva na qual atualmente as ofertas foram maiores do que as vendas, porém, o reflexo ainda está por vir, porque as empresas estão com estoque e agora vai começar a se concluir essas vendas dos imóveis que foram lançados em 2022”, prevê.
No segundo semestre, pela instabilidade de eleição, copa do mundo, pós pandemia, alguns investidores de mercado financeiro correram para o mercado imobiliário, no qual é mais estável. “Então tivemos uma procura bem grande por imóveis comerciais para locação e renda fixa e também para construção de imóveis, onde se tem um lucro praticamente garantido”, ressalta.
Oportunidade
O mercado imobiliário, na análise dele, encerrou o ano e começou de forma positiva, com elevação nos preços como todo ano, mostrando que o mercado continua forte. O governo e os bancos não têm colaborado muito para a aquisição de imóveis, com a taxa de juros alta e o poder de compra das pessoas que diminuiu, no entanto, para ele, é um momento que têm também suas oportunidades.
Com a oferta maior as facilidades são maiores para comprar um imóvel comercial para locação ou mesmo um imóvel residencial. “A facilidade dos vendedores e das incorporadoras em relação a parcelamento, ou permuta, está maior, então está vindo do próprio mercado a solução”, revela.
E quem guarda dinheiro para comprar no futuro terá dificuldade porque a tendência é continuar subindo, principalmente no Cambuí, mostrando que agora é sempre o melhor momento para investir. “A alta do preço do mercado imobiliário no Cambuí é maior do que qualquer outra renda financeira”, explica.
Serviço – A sede da Ghia Imóveis fica localizada na rua General Osório, 2129. Contato: (19) 3254-6425. Acesse www.ghiaimoveis.com.br e saiba mais sobre as novidades do mercado imobiliário.
Leia Também: